PASTOR PRA QUÊ?

RECONSIDERANDO O VALOR DO MINISTÉRIO PASTORAL NO SÉCULO XXI


E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, (Efésios 4.11 – NVI).

Diante do que a igreja tem pensado, conforme os novos tempos, parece que não se responde a esta pergunta, satisfatoriamente. Você sabe o que é ser pastor? Se não soubermos, não pastorearemos e nem seremos pastoreados, segundo a Bíblia.

Parece que o apóstolo não tem sido mais aquele “enviado”, que abre mão dos bens, da glória, do prestígio, e vai pelo mundo. O profeta parece ter deixado de ser aquele que denuncia os pecados, lembrando as promessas e os compromissos, falando só o que Deus mandou falar, já que não passa de porta-voz. Parece que o evangelista não tem sido mais uma “pessoa tão atraída à pregação evangelística, resistindo à tentação de posições e de poder, que busca estratégias e treinamento para que mostremos as grandezas de quem nos chamou das trevas para a luz.
  
pastor, segundo a Bíblia, é alguém que supervisiona a igreja (bispo) e é digno de honra (ancião), já que é responsável pela sua orientação espiritual. Deve exortá-lo, apoiá-lo, corrigi-lo com toda paciência e doutrina. Deus exige dele que viva de modo irrepreensível. Afinal, deve cuidar do rebanho de Deus, de livre vontade, com desejo de servir e como exemplo do rebanho. Portanto, deve ser obedecido (Hebreus 13.17). Você deve ser submisso à autoridade do seu pastor, já que ele deve cuidar de você como quem deve prestar contas. Isso se você quiser se submeter à autoridade de Deus, revelada nas Escrituras, que lhe recomenda esta submissão.
  
Pastorear é governar, dirigir, liderar, prover a direção e a nutrição do rebanho. É fornecer o pasto, é proteger, é cuidar e é, também, disciplinar. RECONSIDERANDO O VALOR PRESTADO AO MINISTÉRIO PASTORAL NO SÉCULO XXI, Pastor pra quê, então?

1.     Para preparar você para a obra do ministério. (4.12).
... com o fim de preparar (corrigir ossos partidos) os santos para a obra do ministério (gr.diaconia), para que o corpo de Cristo seja edificado...

pastor não pode ser visto como aquele funcionário que deve fazer tudo e para todos, na igreja. Sua função principal é equipar você, visando o seu aperfeiçoamento, a harmonia doutrinária e a sua intimidade com Cristo, de modo que você vá se tornando cada vez mais parecidos com Jesus.

Como um ortopedista que se empenha para corrigir ossos partidos, o pastor é designado para aperfeiçoar (treinar) você para servir tanto aos de fora quanto aos de dentro, como Cristo serviu.

2.     Para que você amadureça, juntamente com outros irmãos (torne-se constante, doutrinado e cauteloso). (4.13,14).

a) ... até que todos cheguemos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus...
b) ... e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.
c) O propósito é que não sejamos mais como crianças (recém-nascidos), levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.

Nem todo mestre cuida do povo, mas todo pastor deseja aprender mais, a fim de ensinar mais ao seu povo, de modo que a palavra de Deus seja cada vez mais enraizada entre os santos, para que não se deixem levar por doutrinas falsas, por falsos mestres e por uma falsa espiritualidade. Pois, lamentavelmente, surgem no meio dos santos, pessoas inescrupulosas, dispostas a jogar com as palavras, a fim de fazer prevalecer os seus caprichos.

Cristo concedeu o pastor como um dom à igreja, a fim de conduzir seu povo à unidade e à maturidade, fortalecendo e defendendo o rebanho de Deus.

3.     Para que você cresça, junto com outros santos, em Cristo. (4.15,16).
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua  função.

A verdade protege os santos da heresia, o amor protege do egoísmo. A verdade sem amor contribui para a intolerância ao diferente, enquanto o amor sem a verdade contribui para a cedamos e aceitemos os absurdos teológicos, a fim de manter os relacionamentos.

Precisamos ser verdadeiros sem deixar de ser amorosos, realizando, cada um, a sua função, de modo que o corpo se edifique, ajustado e unido. O pastor vai nos ajudar!

PASTOR PRA QUÊ?
§  Para preparar você para a obra do ministério. (4.12).
§  Para que você amadureça (torne-se constante, doutrinado e cauteloso). (4.13,14).
§  Para que você cresça em Cristo. (4.15,16).

Faz-se necessário considerar o pastor como servo, designado por Deus, para servir sua igreja. Jamais um funcionário da igreja! A igreja apenas reconhece o propósito de Deus na vida e no ministério dele. Honre o Ministério Pastoral. Pois ele é um dom, uma peça muito importante para o bom andamento do Corpo de Cristo. O pastor é um presente concedido por Cristo, para o bem da sua Igreja. Ferir o pastor é dispersar às ovelhas. Fazer bem ao Ministério Pastoral é fazer bem à Igreja de Cristo.

0 Comentários