PROMOVER A DIVISÃO DA IGREJA É BURRICE!

Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. (Efésios 4.3).

O que Paulo quer dizer quando ele fala sobre dissensões, enquanto obras da carne, em Gálatas 5.20? Dissensões[1] é uma palavra que pode ser traduzida por rebelião, sedição, divisão, rixa, sedução partidarista, separação e significa, literalmente, “ficar à parte” [2]. Esta obra da carne contribui para atrapalhar o ministério da igreja, por meio de alguém infeliz com o rumo que a igreja está tomando, que seduz pessoas para o seu “partido”, cuja intenção é criar um movimento ou formar uma resistência, que acaba dividindo a igreja por meio de rebeliões.

O discurso dos rixosos, geralmente, aparenta certa preocupação com o bem da igreja. Falam a respeito de fazer a vontade de Deus, numa luta contra o mal, pela defesa da igreja, pelo amor ao evangelho, etc. Na verdade, esta obra da carne está associada “à formação de grupos separatistas hostis”.[3]

O indivíduo que provoca dissensões só tem um lado: o dele![4] O rebelde, seja em posição de liderança ou de subordinado, quer fazer apenas a própria vontade. E, caso alguém lhe atrapalhe, este rixoso vai fazer o possível para neutralizar seu adversário na igreja, para que ele possa atingir o seu intento.

Precisamos estar atentos às seduções partidaristas que surgem de tempos em tempos na vida da igreja. Até que ponto nós não estamos sendo usados por alguém que está provocando dissensões? Ou, até que ponto nós, mesmo em nome de Deus, não estamos provocando divisões para impedir o que Deus quer para a sua igreja?

Já se perguntou se você é um rixoso na igreja? Você tem certeza absoluta que não é um rebelde contra a sua liderança? Você está caminhando junto com sua igreja, com seu pastor e com seus irmãos ou se associa aos descontentes da igreja, sempre para reclamar em vez de fazer alguma coisa para a igreja melhorar?

Você está do lado de Deus ou do próprio lado? Verifique se a sua luta é realmente pelo bem da igreja ou se você apenas está reagindo com ira[5] e procurando defeitos porque está ferido. E considere se dividir a igreja, separando pessoas com a finalidade de angariar apoio para a sua rebelião, chamada de fome e sede de justiça.

Que nem eu e nem você nos prestemos a este serviço sujo, desperdiçando energia com maledicências, murmurações e discussões com visitas, mensagens e ligações que alimentam o nosso ego, aumentam a inimizade, atrapalham a evangelização, a adoração e o discipulado, e que não ajudam a igreja em nada.

Pense na sua saúde espiritual, mental, emocional e física. Pense na espiritualidade da sua família. Pense no ministério da igreja. Pense na salvação dos perdidos.

Pense em alegrar o coração de Deus. Ele é justo. Ele está cuidando de tudo!



[1] Gr. Dichostasiai.

[2] SOARES, Germano. Gálatas. CPAD, 2015. pp. 132,133.

[3] GUTHRIE, Donald. Gálatas: introdução e comentário. Trad. Gordon Chown. 1. ed. São Paulo: Vida Nova, 2014, p. 176.

[4] LOPES, Hernandes Dias. Gálatas: A carta da liberdade cristã. Hagnos, 2017. p. 245.

[5] KELLER, Timothy. Gálatas para você. Vida Nova, 2015. p. 157.

0 Comentários