Predestinação Individual ou Eleição de Israel?
Como está escrito: "Amei Jacó, mas rejeitei Esaú".
(Romanos 9.13)
Alguns se detêm neste trecho para afirmar que Deus responsabiliza e
condena para a perdição eterna "aqueles que ELE MESMO criou só para
isso". Entretanto, ainda falando dos descendentes naturais de Abraão, que
não são tidos por Paulo como verdadeiros israelitas (descendência espiritual),
o texto explica, à luz de Malaquias 1.2,3 que Deus preferiu Jacó a Esaú. O Deus
que tudo sabe já havia determinado que Esaú não seria a pessoa que receberia o
papel de patriarca ISRAELITA, o que se evidenciou pela conduta do próprio Esaú
em relação à benção da primogenitura.
Na escolha de Israel (nação) para o projeto de salvação através do Messias
(vv. 1-9), Esaú não era elegível. Paulo ilustra a eleição de Israel, através de
uma narrativa conhecida dos seus leitores: a narrativa de Esaú e Jacó. Duas
nações estavam no ventre de Rebeca. Uma era a de Israel. Logo, a outra nação
(Esaú) não poderia entrar na história da salvação do Messias.
Se as citações de Malaquias são reproduzidas em Romanos, deduz-se que
Paulo está levando em conta a trajetória de Esaú e a história dos edomitas,
também. Até porque os edomitas foram subjugados pelos israelitas algumas vezes,
confirmando a revelação: "o mais velho servirá ao mais moço"! (Gn
25.23). Tudo indica que é algo relacionado às nações, até porque não é Esaú
quem se prostra diante de Jacó. Mas, é este quem teme seu irmão, oferecendo
presentes, e se rende diante do irmão mais velho. No entanto, a descendência de
ambos cumpre em Malaquias o que Deus mostrou em Gênesis e relembrou em Romanos.
Logo, Jacó se enquadrava mais em relação a Esaú, quanto à promessa feita
a Abraão e a Isaque, a qual se desdobrou na vinda do Messias, que foi rejeitado
pelos judeus, tidos como falsos israelitas por Paulo.
Talvez alguém use este trecho de Romanos (9.10-13) para justificar uma
escolha divina arbitrária de pessoas para irem para o inferno, sendo que ele
mesmo as fabricou para isso. No entanto, Paulo está falando da preferência
divina por uma nação, que fazia parte de um propósito: salvar a humanidade!
Deus toma decisões antes de nosso nascimento, mas Deus não desconsidera
nossas escolhas após o nosso nascimento. Num misto de passado-presente-futuro,
TUDO ESTÁ DIANTE DELE! Entretanto, a Bíblia responsabiliza as pessoas por suas
decisões. Se Deus fosse o autor de uma pessoa determinada POR ELE a rejeitá-lo,
por que ELE MESMO a responsabilizaria por algo que foi ELE quem fez?
Por isso, precisamos ter cuidado para não dizermos que a Bíblia diz fundamentados
em nossas lentes. Precisamos cavar e peneirar, com humildade e honestidade o
que os próprios textos estão dizendo, antes da invenção da Teologia Sistemática
e dos teólogos que ainda vivem em disputas que não fazem mais sentido para o
nosso dia-a-dia, de gente sofrida da América Latina.
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