ROMANOS 9.10-13

 


Predestinação Individual ou Eleição de Israel?

Como está escrito: "Amei Jacó, mas rejeitei Esaú".
(Romanos 9.13)

Alguns se detêm neste trecho para afirmar que Deus responsabiliza e condena para a perdição eterna "aqueles que ELE MESMO criou só para isso". Entretanto, ainda falando dos descendentes naturais de Abraão, que não são tidos por Paulo como verdadeiros israelitas (descendência espiritual), o texto explica, à luz de Malaquias 1.2,3 que Deus preferiu Jacó a Esaú. O Deus que tudo sabe já havia determinado que Esaú não seria a pessoa que receberia o papel de patriarca ISRAELITA, o que se evidenciou pela conduta do próprio Esaú em relação à benção da primogenitura.

Na escolha de Israel (nação) para o projeto de salvação através do Messias (vv. 1-9), Esaú não era elegível. Paulo ilustra a eleição de Israel, através de uma narrativa conhecida dos seus leitores: a narrativa de Esaú e Jacó. Duas nações estavam no ventre de Rebeca. Uma era a de Israel. Logo, a outra nação (Esaú) não poderia entrar na história da salvação do Messias.

Se as citações de Malaquias são reproduzidas em Romanos, deduz-se que Paulo está levando em conta a trajetória de Esaú e a história dos edomitas, também. Até porque os edomitas foram subjugados pelos israelitas algumas vezes, confirmando a revelação: "o mais velho servirá ao mais moço"! (Gn 25.23). Tudo indica que é algo relacionado às nações, até porque não é Esaú quem se prostra diante de Jacó. Mas, é este quem teme seu irmão, oferecendo presentes, e se rende diante do irmão mais velho. No entanto, a descendência de ambos cumpre em Malaquias o que Deus mostrou em Gênesis e relembrou em Romanos.

Logo, Jacó se enquadrava mais em relação a Esaú, quanto à promessa feita a Abraão e a Isaque, a qual se desdobrou na vinda do Messias, que foi rejeitado pelos judeus, tidos como falsos israelitas por Paulo.

Talvez alguém use este trecho de Romanos (9.10-13) para justificar uma escolha divina arbitrária de pessoas para irem para o inferno, sendo que ele mesmo as fabricou para isso. No entanto, Paulo está falando da preferência divina por uma nação, que fazia parte de um propósito: salvar a humanidade!

Deus toma decisões antes de nosso nascimento, mas Deus não desconsidera nossas escolhas após o nosso nascimento. Num misto de passado-presente-futuro, TUDO ESTÁ DIANTE DELE! Entretanto, a Bíblia responsabiliza as pessoas por suas decisões. Se Deus fosse o autor de uma pessoa determinada POR ELE a rejeitá-lo, por que ELE MESMO a responsabilizaria por algo que foi ELE quem fez?

Por isso, precisamos ter cuidado para não dizermos que a Bíblia diz fundamentados em nossas lentes. Precisamos cavar e peneirar, com humildade e honestidade o que os próprios textos estão dizendo, antes da invenção da Teologia Sistemática e dos teólogos que ainda vivem em disputas que não fazem mais sentido para o nosso dia-a-dia, de gente sofrida da América Latina.

0 Comentários