ROMANOS 9.14-18

Quebrantados ou Resistentes?

E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma! (Romanos 9.14).

Paulo esclarece a eleição dos verdadeiros israelitas, explicada com as narrativas de Isaque e Ismael e de Jacó e Esaú, finalizando com a defesa da justiça divina (v.14), discorrendo a respeito da misericórdia divina em poupar faraó, seja pela interrupção das pragas, seja por não destruí-lo a cada resistência dele (v.15). Pelo menos, o texto não contraria que faraó provou, mesmo sem crer, da misericórdia divina. Para mais, confira Êxodo 7.13-10.27.

Em vez de o texto dizer que não adianta fazer nada para ser salvo, o texto diz que a misericórdia divina não depende do mérito humano, como foi no caso de faraó. O assunto retratado no versículo 16 não está falando de condenação eterna, arbitrária, por um Deus caprichoso e autoritário que fabricou o ser humano para rejeitar a salvação e ir para o inferno porque Deus desejou sua perdição, ao criá-lo para ser um perdido. Faraó não merecia a misericórdia divina, mas Deus foi misericordioso com ele, ao contrário do que ocorre no atletismo, em que a vitória é do corredor que corre e vence a corrida, pelos próprios méritos.

Quanto ao versículo 17 (ver Êxodo 9.16), Deus fez uso da situação de faraó para que este e outros vissem o poder divino e a misericórdia divina, que concede muitas chances para que pecadores se arrependam, mesmo que optem por não se arrepender. Deus poderia tê-lo destruído logo, mas foi lhe concedendo muitas chances para retroceder (o que faraó não fez!).

Deus não levantou faraó para destruí-lo, mas para ser glorificado nele, quer pelo arrependimento, quer pela rejeição. Faraó preferiu rejeitar a fé e ser humilhado em vez de receber a fé e mostrar o poder de Deus em seu quebrantamento. Logo, em vez ser escolhido para o inferno, faraó foi escolhido para mostrar o poder divino, pelo quebrantamento ou pela humilhação.

Assim como Deus sabia o que aconteceria com Jacó, Esaú, Isaque, Ismael, Deus também sabia o que aconteceria com faraó e não ocultou isso a Moisés (Êxodo 3.19), por isso, no verso 18 de Romanos 9 fica evidente que a ação divina, embora a mesma, atua como o mesmo sol que amolece a cera e enrijece o barro ou como o sol que evapora (seca) a água, mas liquidifica (derrete) o gelo. É o mesmo sol, mas a atuação é diferente, dependendo da reação do seu alvo.

Quem é você? Resistente ou quebrantado?

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