ROMANOS 9.19-24

 

Deus Caprichoso ou Homem Rebelde?

Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? "Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim?’" (Romanos 9.20).

Deus escolheu, soberanamente, Israel para servir de testemunhar de si, principalmente, através do Messias. Mas, nem todos israelitas eram verdadeiros descendentes espirituais de Abraão. Sabemos disso! Ele escolheu Isaque e Jacó antes mesmo que nascessem, independentemente de terem feito alguma coisa não, mas porque soberanamente escolheu aqueles a quem conheceu.

Deus também decide as regras para abençoar ou punir, não o homem! O homem não tem o que questionar! É mera criação! Ele escolheu Israel, ele puniu o Egito, ele elegeu Isaque, ele rejeitou Esaú. O Messias nasceu onde ele quis e nem todos os israelitas foram eleitos, por não serem verdadeiros israelitas. Ponto!

Paulo usa uma ilustração, recorrendo à figura do barro e do oleiro, demonstrando que, diante de uma resposta negativa de Israel, o Oleiro pode moldar o barro que se quebra novamente. Se a parábola do vaso e do oleiro se referir a Jeremias 18, o que faz o vaso quebrar é a falta de quebrantamento e arrependimento, não um capricho de um ser supremo!

Ao refazer os vasos quebrados, Deus faz para o (vaso) quebrantado para honra e o (vaso) não arrependido para a desonra, recebendo a ira divina (não arrependido) em vez da misericórdia divina (arrependido). Daí a separação entre os verdadeiros israelitas e os falsos.

Ou seja, primeiramente, os vasos são FEITOS para a honra, na mão do oleiro. Mas, por opção humana (2 Timóteo 2.20,21), alguns vasos se quebram na mão do oleiro e são refeitos, PREPARADOS, para algo inferior, para fins desonrosos.

0 Comentários