#017 - FÉ DE BRINQUEDO OU FÉ DE VERDADE?

Então sua mulher lhe disse: "Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra!" (Jó 2.9)

A Bíblia conta a história de um homem chamado Jó, que se dedicava a Deus desinteressadamente. Mas, em dado momento, Deus permite que Satanás testasse a fidelidade deste homem, tomando todos os seus bens (porque era muito rico!), seus dez filhos e sua saúde. Entretanto, mesmo depois de perder toda a sua riqueza, a sua estrutura familiar e a saúde física, Jó continuou fiel a Deus, apesar de tamanho sofrimento, de tanta agonia.

A vida com Deus é muito mais do que bem-estar.

O sofrimento chega a tal ponto, em que sua esposa sugeriu que ele blasfemasse – que ele falasse mal de Deus – que ele o amaldiçoasse, talvez na expectativa de que Deus, em sua ira, matasse o seu marido. No entanto, Jó persistiu em ser fiel a Deus, entendendo que, mesmo em meio ao sofrimento, confiar em Deus e viver para ele seria o melhor.

Nem sempre os conselhos dos nossos queridos provêm de Deus!

Ao saber da desgraça que chegou à casa de Jó, três amigos dele foram visitá-lo e permaneceram junto dele, em seus momentos de dor. Passaram uma semana sem falar nada para ele, mas decidiram ficar lá, sofrendo juntos ao amigo que sofria.

Algumas dores não podem ser arrancadas, mas todas podem ser compartilhadas.

Porém, assim que Jó quebrou o silêncio, desejou nunca ter nascido. Ao que Elifaz, um dos seus amigos, reagiu, questionando a sua inocência, considerando que Jó devia ter feito alguma coisa muito grave ou deixado de fazer algo correto para que estivesse passando por tamanho sofrimento.

Às vezes coisas ruins acontecem a pessoas boas. Não temos todas as repostas!

Elifaz também criticou a postura de Jó, pelo fato de pensar que Jó não tinha direito de reclamar diante de Deus, mas Jó, ainda assim, continuou insistindo em saber de Deus o porquê de ele estar sofrendo tanto.

A Bíblia deixa claro que tudo o que plantarmos, colheremos. No entanto, o livro de Jó nos alerta que o tempo da colheita pode variar e que nem sempre o sofrimento é sinônimo de punição divina. Os maus nem sempre são punidos imediatamente e os bons nem sempre são recompensados imediatamente. Mas, uma coisa é certa: tanto a nossa bondade quanto a nossa maldade terá recompensa!

Se você está sofrendo, mesmo fazendo o bem, não desista. A vitória vai chegar!

Se você está fazendo o mal, pare o mais rápido possível. A colheita vem!

Se você não está entendendo, continue crendo. Deus é fiel!



17/01/2024



A Bíblia é a Palavra de Deus em LINGUAGEM humana. Mas, como entender textos escritos em épocas e regiões tão distantes?

Copie e cole este link para estudar comigo: https://go.hotmart.com/B73876721S?dp=1

1 Comentários