Que Materiais Foram Usados Para Registro das Escrituras Sagradas? | #Bibliologia 002

Os materiais usados para a escrita da Bíblia foram vários.

Os dez mandamentos, por exemplo, segundo as Escrituras, foram escritos por Deus em tábuas de pedra! Na antiga Mesopotâmia, Egito e Palestina, as pedras eram frequentemente usadas como suporte para inscrições. Dentre os exemplos notáveis de inscrições em pedra, podemos citar o Código de Hamurábi, os textos da Pedra de Roseta e da Pedra Moabita. Além disso, as pedras eram amplamente utilizadas em outras regiões, como no rio do Cão, no Líbano, e em Behistun, no antigo Império Persa (Irã). Não apenas esses locais, mas os escritores bíblicos também empregaram as pedras como meio de inscrição, conforme mencionado em várias passagens da Bíblia, como em Êxodo 24:12, 32:15-16, Deuteronômio 27:2-3 e Josué 8:31-32.

Os textos sagrados, antes de serem registrados em papéis impressos ou manuscritos, já foram registrados em argila. Os autores das Escrituras utilizaram os mesmos materiais que eram comuns no mundo antigo. Por exemplo, as tabuinhas de barro eram amplamente utilizadas não somente na antiga Suméria, há cerca de 3500 anos a.C., mas também foram utilizadas por Jeremias (17.13) e Ezequiel (4.1).

Os textos sagrados já foram, também, registrados em papiro; uma planta de brejo, cujo caule em forma de tubo, que aberta ao meio e esmagada, poderia ser entrelaçada com outros caules abertos ao meio e deixada pra secar, gerando tiras bem grandes para a escrita. Com madeiras na ponta para enrolar a folha, esta planta era transformada em um rolo. O uso do papiro remonta à antiga Gebal (Biblos) e ao Egito, onde era amplamente utilizado a partir de 2100 a.C. Esse material também foi empregado pelo apóstolo João para escrever o Apocalipse (5.1) e suas cartas (2Jo 12).

Até que o papiro foi substituído por pele de animais. Velino, pergaminho e couro são termos que descrevem diferentes estágios de produção de um material de escrita feito a partir de peles de animais. O velino, por exemplo, só foi conhecido a partir do ano 200 a.C, o que significa que quando Jeremias menciona couro em seu livro (36.23), ele provavelmente estava se referindo a esse material. Já Paulo, em sua carta a Timóteo (2 Timóteo 4.13), menciona a posse de pergaminhos.

Posteriormente, os rolos foram recortados, sobrepostos e transformados em códice (ou caderno) de pergaminho, tipo os livros que conhecemos. [1]


A Bíblia é a Palavra de Deus em LINGUAGEM humana. Mas, como entender textos escritos em épocas e regiões tão distantes?

Copie e cole este link para estudar comigo: https://go.hotmart.com/B73876721S?dp=1



[1] MANNUCCI, Valério. Bíblia, palavra de Deus: curso de introdução à Sagrada Escritura. São Paulo: Ed. Paulinas, 1985. pp. 108,109.

0 Comentários