#059 - LEMBRE-SE PARA IMAGINAR!

 São esses os mandamentos e as ordenanças que o SENHOR deu aos israelitas por intermédio de Moisés nas campinas de Moabe, junto ao Jordão, frente a Jericó. (Números 36.13).

Aprendemos nos últimos capítulos de Números que Deus não se surpreende com nossas limitações. A trajetória de Israel até a terra prometida ao patriarca Abraão, ensina que Deus é maior do que nossos defeitos e pecados. 

O que Ele começou em nós há de concluir, através e apesar de nós.

Este trecho resume a caminhada dos israelitas. As etapas da viagem de Israel são relembradas, desde a saída do Egito até às campinas de Moabe e o trecho repete a narrativa da morte de Arão.

A ordem de lançar fora os moradores de Canaã foi enfatizada. As normas definidas para a ocupação e a distribuição da terra de Canaã também foram resumidas. As fronteiras da terra de Canaã foram estabelecidas antes do cumprimento da promessa e os levitas receberam 48 cidades, com as pastagens ao seu redor.

Seis cidades de refúgio foram separadas para culpados de crimes acidentais, a fim de que pudessem escapar de alguém vinculado à vítima. O texto esclarece quando o indivíduo seria um homicida, devendo ser punido com a morte. O texto apresenta, também, os privilégios oferecidos pelas cidades de refúgio.

Relembrando o caso das filhas de Zelofeade, que receberam a herança de seu pai, e de outras mulheres herdeiras, estabeleceu-se que uma mulher com propriedades herdadas não poderia se casar fora de sua tribo, porque no ano do jubileu toda a propriedade retornaria ao seu proprietário ou herdeiro original. Se ela se casasse com alguém de outra tribo, a herança voltaria para a família do marido.

Lemos uma recapitulação do que foi feito por Deus e uma projeção do que os israelitas iriam viver, crendo que Deus cumpriria tudo o que prometeu.

A rebeldia e a murmuração do povo não foram maiores do que o poder e a graça do SENHOR, o único e verdadeiro Deus, que tem poder para fazer qualquer coisa, inclusive conduzir pecadores rumo às promessas feitas por ele.

Pecadores como nós!

 

 

28/02/2024



A Bíblia é a Palavra de Deus em LINGUAGEM humana. Mas, como entender textos escritos em épocas e regiões tão distantes?

Copie e cole este link para estudar comigo: https://go.hotmart.com/B73876721S?dp=1

0 Comentários