Iniciando o terceiro discurso de Moisés, em Moabe, o capítulo vinte e nove trata da renovação da aliança, feita em Horebe, lembrando o que Deus fez por Israel. Diante de um futuro incerto, o versículo vinte e nove destaca que as coisas encobertas estão nas mãos de Deus, mas que sua Lei já foi dada ao povo.
Israel
sabia o suficiente para uma vida abençoada. Em vez de saber o que ocorreria no futuro (o que é impossível),
deveria apenas obedecer a Deus (o que é possível).
No capítulo trinta, por causa da fragilidade humana, Deus tem uma alternativa: misericórdia para o arrependimento. O correto é obedecer. Mas, em caso de falhas, o arrependimento é a saída.
Hoje ninguém se responsabiliza por nada. Mas, Deus não pensa assim. Somos responsáveis por nossas decisões. Não era diferente com Israel. A criação foi chamada para testemunhar os termos do tratado entre o SENHOR e o seu povo.
Vida e prosperidade como resultado da obediência. Morte e destruição em conseqüência da desobediência. Nossa fragilidade não diminui a nossa liberdade nem a nossa responsabilidade diante de Deus.
No capítulo trinta e um, temos o início da
conclusão deste tratado entre Deus e Israel. Moisés admitiu suas limitações
físicas e, em obediência a Deus, recomendou o nome de Josué para seu sucessor, transferindo sua autoridade,
para encorajar o novo líder. Falou com expectativas e enfatizou que o sucesso
da missão estaria em Deus, pois, para cada Moisés, Deus tem um Josué!
Depois de empoderar Josué, Moisés ordenou que a Lei fosse lida a cada sete anos, firmando a geração antiga e protegendo a nova.
Deus o chamou, acompanhado de Josué, para contar-lhes sobre a infidelidade futura de Israel.
Após isso, Moisés mandou que os levitas pusessem o livro da
Lei ao lado da arca da Aliança e escreveu um cântico, resumindo o testemunho
para os dias futuros e para a memória de Israel, considerando sua inconstância.
Lição do texto: previna-se contra a autossabotagem.
Obedecer é decisão. Ou você quer, ou não!
08/03/2024
A Bíblia é a Palavra de Deus em LINGUAGEM humana. Mas, como entender textos escritos em épocas e regiões tão distantes?
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