#083 - EGOÍSMO SEM FREIO

Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo(Juízes 21.25).

Moisés já tinha recomendado aos israelitas que não se misturassem com os cananeus. Josué insistiu com eles, também. Infelizmente, decidiram interagir com os pagãos e adquiriram seus costumes, tornando-se idólatras. O afastamento de Deus só lhes trouxe prejuízos. Desobedecer para ser feliz é ficar sem Deus e infeliz.

A concubina infiel de um levita voltou a morar com seu pai, em Belém. Ele foi até lá, e a trouxe de volta, mas, por estar escurecendo, seu servo sugeriu que dormissem numa cidade cananeia. Ele quis andar até chegar numa cidade israelita, achando que entre irmãos estaria mais seguro. Mas, na cidade benjamita de Gibeá, nenhum benjamita os acolheu. Um velho de Efraim, morando em Gibeá, foi quem o fez.

Naquela noite, depravados cercaram a casa, exigindo que o levita fosse trazido para fora, para abusarem dele sexualmente. O velho recusou, ofereceu sua filha virgem e a concubina. Recusaram. O levita, então, mandou sua concubina, que foi estuprada à noite toda e deixada pela manhã, arrastando-se até a porta da casa, onde morreu. O levita cortou seu cadáver em doze pedaços e os enviou às tribos, incitando inimizade aos pervertidos.

Os líderes das dez tribos decidiram punir os perversos, mas o povo de Benjamim não concordou com o ataque à Gibeá e se dispôs para a batalha. Na primeira investida, Benjamim matou vinte e dois mil homens. Na segunda, dezoito mil. Na terceira, os benjamitas foram desbaratados por uma emboscada, com apenas seiscentos homens sobreviventes.

Israel chorou a quase extinção de sua tribo. Não daria suas filhas a Benjamim, pois juraram não fazê-lo. Como os moradores de Jabes-Gileade (de Manassés) se recusaram a ir à peleja, Israel os matou, com exceção de quatrocentas virgens, que foram levadas para quatrocentos sobreviventes. Aos outros duzentos, houve permissão para raptar as virgens que participariam de uma festa anual em Siló.

Maldito egoísmo. Ele destrói o próprio egoísta!

  

 

23/03/2024

 

0 Comentários