#090 - DISPUTA SILENCIOSA

Saul tinha medo de Davi porque o SENHOR o havia abandonado e agora estava com Davi.

(I Samuel 18.12)

Após derrotar Golias, Davi passou a ser alvo da admiração do povo. Embora tenha feito por fé em Deus, Davi foi o único que aceitou o duelo com o gigante, enquanto os soldados (inclusive seus irmãos) e o rei não se moveram para enfrentar o gigante, pelo seu povo e pelo seu Deus. 

O que Saul tanto valorizava, Davi recebia naturalmente. É a honra que segue o homem de Deus, não o contrário.

Davi granjeou a amizade de Jônatas e destaque junto a Saul. Mas, a popularidade de Davi deixou Saul enciumado. Ele, com raiva, tentou matar Davi. Duas vezes, quando Davi tocava harpa. Por duas vezes, premeditando a morte de Davi no campo de batalha, ofereceu uma de suas filhas em casamento, caso lutasse com os filisteus. Davi não morreu e ainda venceu. 

Por solicitação de Jônatas, Saul prometeu não matar Davi, mas acabou tentando novamente, com uma lança. Depois enviou homens para matá-lo, mas Mical, sua filha e mulher de Davi, avisou ao seu marido e ele fugiu para perto de Samuel. 

Saul enviou homens para capturá-lo três vezes, contudo, eles foram tomados pelo Espírito e começaram a profetizar. Quando Saul decidiu ir a Davi pessoalmente, assim como os seus enviados, foi tomado pelo Espírito e começou a profetizar, também.

O que Deus tem para cumprir em nossas vidas, ninguém poderá impedir!

Davi contou a Jônatas a respeito da intenção de Saul contra a sua vida. Jônatas prometeu confirmar o relato e informar a Davi, que já estava certo da sede do rei pela sua vida. Os dois fizeram um pacto de lealdade.

Sentindo a falta de Davi à mesa, Saul não se convenceu da justificativa de Jônatas e, irado, tentou matar o próprio filho, ao perceber a fidelidade de um para com o outro. 

Sua fúria se dava porque ele percebeu que, enquanto Deus o rejeitara, Davi estava em plena ascensão, por ter aprovação de Deus. E isso o preocupava.

Saul não precisava ter ódio nem ciúme de Davi. Ele devia ter obedecido a Deus em vez de agir por conta própria.

Você é obediente a Deus?

 

 

30/03/2024

0 Comentários