#281 - PARA ONDE ESTAMOS INDO?

Desde os dias de nossos pais até hoje, estamos em grande culpa e, por causa das nossas iniquidades, fomos entregues, nós, os nossos reis e os nossos sacerdotes, nas mãos dos reis de outras terras e sujeitos à espada, ao cativeiro, ao roubo e à ignomínia, como hoje se vê. (Esdras 9.7).

Reflita mais a respeito da razão de sua vida, da existência de sua família, de sua igreja. Dedique-se mais para atingir as metas estabelecidas por Deus para sua vida, sua família e sua igreja.

Qual a utilidade de um relógio que apenas enfeita o ambiente, mas não exibe as horas? Qual a utilidade de um ônibus que parte sem destino? Já reparou que Deus não faz nada sem propósitos? Como filhos amados que somos, imitemos a ele! Precisamos saber por que existimos, para que existe nossa igreja, e aonde Deus nos quer levar.

Esdras, o escriba (escritor, ensinador, conhecedor das escrituras, secretário, perito em livros, estudioso da Lei, com a finalidade de ensina-la), sabia o que Deus queria do seu povo e da sua vida. Será que sabemos o que Deus espera de nós e de nossa igreja?  Esta pergunta respondida nos trará esperança e nos motivará à ação.

Para onde estamos indo, quando nos deparamos com a ação do Espírito entre os que não pertencem ao povo de Deus, como o rei Ciro? (Esdras 1.1,2). O que estamos fazendo enquanto Deus usa pessoas que não fazem parte do seu povo, para que se cumpra sua palavra (Ciro, Dario, Artaxerxes – Esdras 6.14), para realizar sua obra (Esdras 6.15) e para glorificar o seu próprio nome? (Esdras 7.12, 23, 27, 28). Esdras se dedicou à restauração do seu povo!

Para onde estamos indo, quando verificamos a ação de Deus em nossa formação, em nosso histórico familiar, em nossa vivência?  Esdras decidiu viver sua fé. (Esdras 7.6,10).

Para onde estamos indo, quando percebemos ofensas a Deus no meio da congregação? Havia pecado entre o povo e até entre a liderança e seus filhos – Esdras 9.1,2. Ofensas a Deus não podem se tornar algo comum (Esdras 9.3-5), mas devem ser motivos de clamor urgente diante do Senhor.

Esdras chorou. Nosso pecado nos faz chorar? (Esdras 10.1).

Para onde estamos indo, quando somos desafiados a agir, persuadindo o povo a deixar pecados (Esdras 10.6-8), mesmo que isso nos custe muita dor (Esdras 10.3) ou mesmo que precisemos enfrentar oposições (Esdras 10.15)? Esdras agiu com energia. (Esdras 10.7,8). E nós?

Para chegarmos aqui, precisamos percorrer o caminho que nos liga do ponto de partida ao ponto de chegada.

O caminho errado nos levaria ao lugar errado.

Você está no caminho certo?

 

 

12/10/2024

0 Comentários