#323 - CUIDADO!

Afastem-se de toda forma de mal. (1 Tessalonicenses 5.22).

A epístola aos Tessalonicenses tem início com uma lista de cinco caraterísticas da igreja em Tessalônica: era uma igreja ativa, eleita, exemplar, evangelística e que se mantinha em expectativa, porque tanto a fé quanto o anelo pela volta de Jesus eram conhecidos por toda parte. O apóstolo agradeceu a Deus pela fé e o amor abnegado deles, cujo exemplo de vida servia de modelo para todos os demais crentes na Grécia.

No segundo capítulo, Paulo falou sobre sua viagem anterior à Tessalônica e o seu desejo de retornar. Ele se lembrou dos fatos relacionados à sua visita, como a evangelização e a pregação. O apóstolo se dedicou a eles como uma amorosa mãe e os encorajou como um amoroso pai. Como resultado, os tessalonicenses receberam a palavra apostólica e perseveraram na fé, independentemente da perseguição.

No capítulo três, Paulo demonstrou alegria pelas informações que Timóteo lhe apresentou a respeito da igreja, alertando a todos da iminência de uma futura perseguição, pedindo oração tanto por si quanto pela igreja, para que o amor deles seja multiplicado e que a santidade deles seja robustecida.

O arrebatamento é o assunto do quarto capítulo. O apóstolo disse que os tessalonicenses deveriam viver de forma que agradasse a Deus, sendo santos, sem prejudicar os outros, com amor mútuo, tomando conta da própria vida e trabalhando pelo próprio sustento. Paulo também os instrui acerca do arrebatamento, apresentando pormenores.

Por último, em 1 Tessalonicenses 5, vemos que Paulo estabeleceu regras para a igreja antes de terminar a carta com três pedidos: que orassem por ele; que saudassem a todos por ele; e que lessem esta epístola para todos os crentes. Ele recomendou vigilância, que os crentes fossem úteis, respeitáveis, misericordiosos, alegres, orando sempre, gratos e cuidadosos, conscientes de que Deus há de recompensar os seus.

Que falem bem da nossa comunidade, assim como Paulo falava da igreja em Tessalônica. E que nós contribuamos para que nossas comunidades de fé sejam bem faladas no lugar onde estão e adjacências.

 

 

 

23/11/2024

0 Comentários